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O LADO INDOMÁVEL DA GRAÇA DE DEUS



O LADO INDOMÁVEL DA GRAÇA DE DEUS
Pelo Rev. Paulo Cesar Lima

E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não
sois meu povo, nem eu serei vosso Deus” (Oséias 1.9).


Os formatos com os quais estamos representando a Graça de Deus na cultura evangélica ficam muito aquém do seu sentido e propósito reais. A começar pela sua definição “favor imerecido”, a Graça de Deus vem sendo entendida da maneira mais mesquinha e reducionista possível. Digo isto por alguns motivos, que passo a elencar:

1. Primeiro, porque a Graça de Deus é, por definição, algo indefinido. E é esta indefinibilidade da Graça que a mantém inalcançável e não manipulável.

2. Segundo, porque quando se fala da Graça de Deus estamos entrando em terreno desconhecido. Desconhecido em razão do fato de a Graça se tratar de uma instância divina que decide ajudar vítimas irreconciliáveis.

3. Terceiro, porque esta instância divina indomável com relação às estruturas de poder eu a chamo de “subjetividade de Deus”, pois se trata de decisões divinas que quase sempre colocam em xeque a justiça própria dos homens e seus ajuizamentos.

4. Quarto, porque reduzimos a Graça de Deus a uma ajuda imerecida, que, na verdade, não achamos tão imerecida assim.

5. Quinto, porque quando falamos da Graça de Deus não sabemos que estamos lidando com algo avassaladoramente incontrolável. Graça é alguma coisa que escolhe quase sempre o que não é escolhido pelos homens.

6. Sexto, porque a cristandade vive hoje um legalismo branco com aparência de Graça. Mas não é Graça.  

7. O Sétimo e último motivo é que viver a Graça de Deus é saber ser livre. Digo saber ser livre, porque não é apenas ser livre, mas saber o que fazer com a liberdade que a Graça nos faculta.   


A GRAÇA DE DEUS TROUXE REAL COMPREENSÃO DA CRUZ DE CRISTO. Sem a Graça de Deus a mensagem da cruz tornar-se-ia um emblema para apenas nos fazer lembrar a morte do Filho de Deus. Mas a cruz é muito mais que isso. A Cruz de Cristo é um grito permanente de liberdade contra
  
a. Todo sistema sacrificalista que ouse aprisionar homens e mulheres a uma estrutura de dependência. João Batista viu o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 

b. Toda prática cristã meritória.     

c. A prática do reconhecimento.

         d. Todo processo inverso da liberdade. Os sacrifícios não podem voltar porque o sacrifício do Cordeiro de Deus foi completo, perfeito e total.

RPC. 

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